Emef Samuel Dietschi recebe cisterna do Programa Guarde a Chuva

Ainda em alusão às comemorações pelos 89 anos de Novo Hamburgo, a Comusa instalou uma cisterna na Emef Samuel Dietschi, no bairro São Jorge, na quarta-feira (20). A doação seguiu a agenda do setor Socioambiental, com o Programa Guarde a Chuva, no mês de aniversário da cidade. Em abril, outras duas cisternas foram instaladas na Emei Bem Te vi e Emef Caldas Júnior. O terceiro reservatório foi inaugurado com direito a apresentação da banda da escola e explicações sobre sustentabilidade e deveres relacionados ao uso da água captada e com o meio ambiente.

A diretora da escola Silvana Sander comentou sobre o comprometimento do colégio ao longo dos anos com outros projetos sustentáveis. “Incentivamos as crianças a ter mais consciência sobre o meio ambiente. Elas plantam flores, contamos histórias relacionadas ao tema, cultivamos nossos chás nos canteiros e os alunos trazem materiais para reciclagem. Fomos a primeira escola do município a ter uma composteira comunitária e estamos com outros projetos para produção de brinquedos reciclados”, informou.  Disse ainda que a cisterna foi uma grande adição. “Quem sabe possamos fazer uma oficina e até confeccionar outra com a ajuda dos pais”, completou.  

Qual o critério para a seleção das escolas?

A escola interessada deve enviar ofício solicitando a instalação da cisterna para o e-mail socioambiental@comusa.rs.gov.br. Após, um técnico vai até o local avaliar a situação e aplicar um questionário que revela a preocupação e o comprometimento da instituição em relação aos cuidados com o meio ambiente.

Depois disso o técnico elabora o relatório aprovando ou não a doação, baseado na análise de uso real da escola e se ela possui o engajamento necessário para receber a cisterna, como a implementação de projetos sustentáveis e o uso de hortas e canteiros.

Efetivando a doação, é entregue um termo de responsabilidade, que cita os cuidados com a cisterna, o devido uso da água da chuva, e sua manutenção. O técnico solicita que a cada seis meses seja enviado um relatório sobre o uso da cisterna. Nesse relatório, é informado onde a água foi usada, a quantidade de litros, entre outros aspectos. 

Alunos do 5º ano usaram água da cisterna para regar as plantas

Explicação sobre o funcionamento e os cuidados com a cisterna

 

 

Notí­cia em 22/04/2016

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL