VerdeSinos capacita primeira turma de Multiplicadores

A formatura da primeira turma de multiplicadores do Projeto VerdeSinos ocorreu na tarde de terça-feira, 18 de agosto, no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES), em Lomba Grande. Alunos com idades entre 12 e 15 anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Machado de Assis, Sen. Salgado Filho, Ana Neri, Francisco Xavier Kunst e Elvira Brandi Grin receberam certificados habilitando os estudantes a atuarem como agentes ambientais nas localidades onde moram. “Participar dos encontros que promovemos fez com que os alunos estudassem a situação e a importância das áreas úmidas e das matas da região”, explicou a coordenadora do CEAES, Solange Mânica.

Durante seis meses, por meio de palestras, oficinas de campo e seminários, os Multiplicadores aprenderam noções de ecossistema, ecologia, saneamento, poluição, mata ciliar, biodiversidade, agricultura orgânica, fauna e flora. “Agora, esses jovens terão a responsabilidade de engajar a comunidade, junto das escolas, dos vizinhos e dentro de suas próprias casas, para melhorar a qualidade de vida em Novo Hamburgo”, salientou a gerente de Educação Ambiental, Adriana Roveda. Além do certificado, os alunos levaram para casa um Almanaque da Fauna e da Flora da região do Wallahai.

Morada dos Eucaliptos receberá ação dos Multiplicadores

No encontro, os jovens Multiplicadores apresentaram planos de ação ambiental, que devem ser colocados em prática nos bairros onde residem. O arroio da Morada dos Eucaliptos receberá a iniciativa das alunas da EMEF Francisco Xavier Kunst. Amanda França, Paloma Schutze, Paola Rodrigues e Ana Mello fotografaram a região e entraram em contato com os moradores do local. “Esperamos que os moradores contribuam com o nosso trabalho, para que possamos buscar juntos um resultado melhor para a área”, ressaltaram.

O Projeto VerdeSinos é dirigido pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) e pela Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa (Fundepe) e tem patrocínio do Governo Federal e da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental em parceria
com todas secretarias do Executivo Hamburguense.

Fotos: Ivan Lauffer

A formatura da primeira turma de multiplicadores do Projeto VerdeSinos ocorreu na tarde de terça-feira, 18 de agosto, no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES), em Lomba Grande.

Os jovens Multiplicadores apresentaram planos de ação ambiental, que devem ser colocados em prática nos bairros onde residem.

A coordenadora do CEAES, Solange Mânica, falou sobre os encontros que foram realizados e a função dos Multiplicadores a partir de agora. Além do certificado, os alunos levaram para casa um Almanaque da Fauna e da Flora da região do Wallahai.

 

Notí­cia em 24/08/2015

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL