Socioambiental da Comusa começa nova metodologia de atividades

Buscando uma maior interatividade na maneira de transmitir conhecimentos, a Educação Socioambiental da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo começou uma nova metodologia de palestras e demais ações com escolas e entidades. Agora, os participantes terão atividades práticas e lúdicas que permitirão a reflexão sobre ações e consequências no meio ambiente, de acordo com cada faixa etária e nível de desenvolvimento no assunto.

Durante as atividades, serão trabalhados de forma dinâmica e interativa conteúdos que envolvam o tratamento da água e esgoto, o ciclo que desencadeia os danos à água e ao meio ambiente, o consumo consciente, captação, armazenamento e o uso da água da chuva, resíduos sólidos, aplicação dos 3 R’s (Reduzir, Reutlilizar e Reciclar) e demais assuntos relacionados à sustentabilidade. “É papel da Comusa fazer esse trabalho de conscientização junto à comunidade. Educando podemos vislumbrar um futuro mais sustentável”, salientou o diretor-geral da autarquia, Alvaro Alencar.

Os alunos do 2º e 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Getúlio Vargas tiveram a oportunidade de participar do novo formato de ensino. Após visita à Estação de Tratamento de Água (ETA), realizaram atividades ao ar livre no Parque Floresta Imperial, debatendo sobre temas como a separação correta de resíduos e o impacto que isso causa à natureza, a importância da água tratada, o uso correto de cisternas e a destinação da água captada. Para a professora Simone Mattos, 47 anos, a ação contribuiu ainda mais para um trabalho que a escola está desenvolvendo com os alunos. “Estamos realizando um projeto sobre a importância da água. As crianças querem saber tudo. Foi muito bacana que um dos temas trabalhados aqui tenha acrescentado ainda mais informações para o projeto”, comentou Simone.

- Como agendar com a Socioambiental da Comusa

As instituições que tiverem interesse em visitar à Comusa ou solicitar que a Educação Socioambiental vá até a escola podem fazer o agendamento pelo e-mail socioambiental@comusa.rs.gov.br. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), o setor realiza também palestras no turno da noite para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Servidores da Comusa promovem atividade de educação ambiental

Dinâmicas proporcionaram interação com as crianças

Alunos participaram de atividades ao ar livre no Parque Floresta Imperial

Notí­cia em 17/08/2015