Experiências da Comusa serão apresentadas em Minas Gerais

Trabalhos realizados no controle de perdas e na área socioambiental serão apresentados pela Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo em Poços de Caldas/MG a partir de segunda-feira, dia 25 de maio. Na cidade mineira, ocorre a 45ª Assembleia da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), instituição que a autarquia hamburguense faz parte. Seminários, palestras, oficinas, exposição de trabalhos e painéis compõem as atividades. O evento é voltado a profissionais da área e vai até sexta-feira, dia 29.

O diretor-geral Mozar Dietrich será um dos debatedores da mesa “Retomada dos Serviços Municipais Concedidos”, em que relatará a experiência de Novo Hamburgo ao assumir os serviços de abastecimento de água e esgoto em 1998, com os avanços conquistados desde então. Além do dirigente, outros quatro servidores apresentarão trabalhos no evento. Milena Rossetti explanará sobre a “Percepção da População em Relação ao Esgotamento Sanitário de Novo Hamburgo” e a “Educação Ambiental Usando um Córrego como Laboratório”. Nemar Neto abordará o tema “Ação Socioambiental no Arroio Sanga Funda”. Márcio Bittencourt e Glauto Emmanuel apresentarão o trabalho “Diminuição de Vazão Mínima Noturna por Redução de Pressão”.

Assim como em 2014, a Comusa também estará participando do estande coletivo da Assemae Regional RS, juntamente com representantes de outros serviços municipais gaúchos. No espaço, a autarquia disponibilizará informações sobre as obras de ampliação e modernização do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) e de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), além de programas desenvolvidos, como o Guarde a Chuva, que incentiva a reservação de água, e o #FecheComAGente, que estimula o uso racional da água.

Foto: Ronan Dannenberg

Em 2014, Mozar Dietrich falou sobre tratamento de esgoto em Novo Hamburgo