Educação Ambiental é trabalhada de casa em casa pela Comusa

Também batendo na porta de cada morador que a Comusa – Serviços de Água e Esgoto desenvolve suas ações de Educação Ambiental. Famílias que antes viviam em áreas de risco e que atualmente participam do programa Minha Casa, Minha Vida, recebem acompanhamento da autarquia. Conscientizar e incentivar o uso racional da água, apontar o impacto social que o desperdício causa e informar sobre a real importância de uma rede de tratamento de esgoto são temas abordados com a população. 
 
Mais recentemente, a equipe da Assessoria Comunitária da Coordenação Socioambiental da autarquia esteve no bairro Boa Saúde, trabalhando com moradores do Parque Residencial Novo Hamburgo. As famílias receberam novas casas e instalações de água totalmente regularizadas. Junto com as mudanças, vieram novas orientações sobre saneamento, saúde e racionamento. A presença de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Boa Saúde reforça ainda mais a necessidade da conscientização.
 
A dona de casa Carina Silva dos Santos, 35 anos, foi uma das moradoras atendidas. Atingida por alagamentos na Vila Kipling em 2011, ela voltou a ter um sorriso no rosto residindo no Parque Residencial Novo Hamburgo. “Minha dignidade voltou. Para mim e para os meus filhos. E com água tratada”, exaltou. 
 
A iniciativa teve origem na Vila Palmeira e já alcançou diversas outras áreas da cidade. À medida que a Prefeitura cadastra novas famílias, as equipes da Coordenação Socioambiental da Comusa planejam as ações. As abordagens e as entregas de materiais educativos diretamente nas casas fazem com que a Comusa mantenha um relacionamento ainda mais direto com os habitantes.
 
Fotos: Thales Ferreira
 
A Comusa orientou moradores quanto ao uso racional da água
 
A satisfação dos residentes na nova moradia com água tratada
 

Notí­cia em 20/04/2015

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL