Programa Guarde a Chuva é modelo para outros municípios

A reservação e o uso da água da chuva são grandes aliados na responsabilidade com o meio ambiente. Com esse propósito, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo trabalha o Programa Guarde a Chuva, que incentiva a captação e a utilização da água da chuva para fins não potáveis. A apresentação da proposta tem despertado interesse de municípios nos eventos que a autarquia participa e divulga a iniciativa.

Na mais recente atividade em que o programa foi apresentado, representantes de três cidades conheceram o Guarde a Chuva. Em audiência pública na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, no dia 25 de março, foi discutida a crise hídrica, suas perspectivas e desafios. Na ocasião, os vereadores Nestor Schwertner, de São Leopoldo, Aloísio Bamberg, de Canoas, e Guido Prass, de Taquara, se mostraram bastante entusiasmados com a proposta da Comusa. De acordo com os parlamentares, a ideia é apresentar o Guarde a Chuva junto ao Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do Consórcio Pró-Sinos, para que outros municípios conheçam o projeto e também possam trabalhar na reservação.

O programa também vem despertando interesse de empresas e escolas. Conforme o coordenador Socioambiental da Comusa, Eric Rosa, a autarquia recebeu diversos pedidos de auxílio sobre como produzir uma cisterna. “Quatro escolas já tiveram a ajuda da autarquia para a confecção e a instalação. É um recurso que temos ao nosso alcance e que pode ser produzido de maneira simples e barata”, pondera.

Para construir uma cisterna, é necessário um reservatório, tubos e conexões de PVC e tela de mosquiteiro, que ajudará a impedir a entrada de folhas, pedras e insetos. O preço médio para a confecção varia entre R$ 150,00 e R$ 300,00. A água captada pela cisterna pode ser utilizada na lavagem de carros e calçadas, na irrigação de jardins e hortas, além de muitas outras atividades que não necessitam de água potável para a sua realização. Quem tiver interesse, pode consultar as equipes da Comusa para auxílio por meio do e-mail socioambiental@comusa.rs.gov.br.

Foto: Caren Fermino

Cisterna com capacidade de armazenar 200 litros de água foi apresentada durante audiência pública

Notí­cia em 30/03/2015