Educação Ambiental é trabalhada em blitz do Dia Mundial da Água

Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Comitê Gestor de Educação Ambiental (CGEANH), realizou durante a sexta-feira, dia 20, a Blitz do #FecheComAGente. A ação consistiu na abordagem de motoristas em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade, na esquina da Avenida Nações Unidas com a Rua Joaquim Nabuco, próximo à Estação Novo Hamburgo da Trensurb. Na atividade, integrantes da Coordenação Socioambiental da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo abordaram motoristas para divulgar a Campanha de Uso Racional da Água, entregar mudas de árvores nativas, lixeiras veiculares, materiais educativos e um copo d’água.

O técnico ambiental Elieser Tabile dos Santos, 32 anos, foi um dos abordados na blitz. “Ações como essa estimulam a conscientização das pessoas. A questão ambiental precisa chegar à população. O conhecimento é necessário para benefício próprio, da natureza e da comunidade”, afirmou. Na visão do taxista Anderson Roger Custódio, também de 32 anos, as pessoas sabem que precisam mudar suas atitudes em benefício do meio ambiente, mas muitas vezes não sabem como podem fazer isso. “No material que recebi, mostra como podemos usar a água racionalmente, seja demorando menos tempo no banho ou fazendo algum tipo de reaproveitamento”, salientou.

Comitê de Educação Ambiental

O Comitê Gestor de Educação Ambiental de Novo Hamburgo é composto por integrantes de diversas secretarias da Prefeitura, em parceria com a Comusa, e tem como objetivo implementar Políticas de Educação Ambiental na cidade. Criado em março de 2015, por meio do decreto nº 6.723/2015, o comitê desenvolve com a comunidade ações socioeducativas, como palestras, eventos, formações, atividades e campanhas que possam construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

Fotos: Aline Polesso

Faixa chamou a atenção dos motoristas

Mudas de plantas nativas foram distribuídas junto ao ônibus de Educação Ambiental

Anderson Custódio aprovou a blitz e o material educativo distribuído