Tecnologias para tratamento de efluentes serão debatidas em Seminário Internacional

A Universidade Feevale, em parceria com a Prefeitura e a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, realizará sexta-feira e sábado, dias 28 e 29 de novembro, o Seminário Internacional Tecnologias para Tratamento de Efluentes. A proposta tem o objetivo de apresentar ideias concretas de tratamentos alternativos com foco na sustentabilidade, economia e reuso das águas oriundas dos efluentes. O evento é gratuito.
 
Na sexta-feira, o evento ocorrerá das 8h15min às 17h. No sábado, das 9h às 12h. As atividades serão realizadas no auditório do prédio Branco do Campus 2 da Universidade Feevale (RS-239, 2755 – bairro Vila Nova). As inscrições podem ser realizadas até 27 de novembro, pelo site www.feevale.br/cursoseeventos. O evento é voltado aos prefeitos, secretários, diretores de autarquias, acadêmicos de Engenharia Civil e Química, Arquitetura, Ciências Biológicas, Tecnólogo em Gestão Ambiental e comunidade. 
 
Entre os modelos apresentados, está o que a Comusa está implantando em Novo Hamburgo, em que o tratamento de esgoto será feito com uso de plantas macrófitas, que depuram os resíduos orgânicos. O objetivo da autarquia é chegar a, pelo menos, 82% do esgoto tratado na cidade. As obras para o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) estão em andamento.
 
Programação:
 
- 28 de novembro (sexta-feira)
 
8h45min – Palestra com Tarcísio Zimmermann – Deputado estadual eleito, ex-prefeito de Novo Hamburgo e ex-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
 
9h30min – Palestra com José Galizia Tundisi – Presidente da Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (IIEGA).
 
11h – Palestra com Juan Jose Sallas – Coordenador da área de tecnologias da água na Fundação Centro das Novas Tecnologias da Água (CENTA – Espanha).
 
14h – Palestra com Mozar Dietrich – Diretor-geral da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo.
 
15h – Palestra com Fernando Garcia – Diretor de exploração e técnico responsável na província de Cuenca (Espanha).
 
16h30min – Mesa-redonda “Gestão dos serviços de tratamento de esgoto”.
 
16h30min – Visitas guiadas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mundo Novo.
 
 
- 29 de novembro (sábado)
 
9h – Palestra com Fernando Rodrigues – Consultor e responsável técnico da Del Giudice Assessoria Técnica Ltda – DELGITEC.
 
10h – Palestra com Andrea Moura Bernardes - Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando em pesquisa na área de reciclagem de materiais e tratamento de efluentes com reuso de água.
 
11h – Palestra com Diego Rey Quintana - Fundador e administrador da Arcadia Engenharia de Água, Ar e Solo, com realização de projetos e obras de engenharia ambiental, entre eles com a tecnologia de plantas macrófitas em flutuação.
 

Notí­cia em 25/11/2014

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL