Obras de ampliação no abastecimento de água estão 63% concluídas

O conjunto de obras que compõem a ampliação e a modernização do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Novo Hamburgo está em fase avançada. Em vistoria técnica nos locais em que são feitas as intervenções, o diretor-geral da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, Mozar Dietrich, anunciou que 63% das obras já estão concluídas. As melhorias garantirão um sistema mais seguro e robusto para o abastecimento da comunidade, com ampliação em 26% na capacidade de fornecimento de água. O investimento é de R$ 29,3 milhões.
 
As obras são divididas em três partes. Uma delas é a nova Estação de Captação de Água Bruta (EAB), três vezes maior que a atual, mais moderna e econômica. Serão quatro motores que bombearão água do Rio dos Sinos para abastecer a comunidade. Esta obra está 50% concluída. “Entre o que ainda precisa fazer, está a parte que será construída dentro do rio, uma fase mais complexa da obra”, apontou Dietrich durante a visita técnica. “Trata-se de um sistema que possibilitará captar água mesmo em épocas de estiagem, com o Sinos em níveis bem baixos, ou em grandes cheias”, complementou.
 
A outra obra é da nova adutora, tubulação que conduzirá a água captada até a Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Rondônia. São 5,5 quilômetros de extensão de canos de 1 metro de diâmetro, o dobro da atual tubulação, além de ser feito com um material mais resistente. “Estamos com 90% da adutora instalada. Os outros 10% se referem a áreas mais complexas que a adutora precisa passar, como na ponte seca da Estrada da Integração Leopoldo Petry e na nova EAB”, disse o diretor-geral da Comusa.
 
Por fim, a ETA também está sendo ampliada e modernizada. Está em construção um novo tanque para tratamento de água, mais moderno que os atuais utilizados pela autarquia, a bacia de contenção de componentes químicos e suportes para a nova adutora. Na ETA, as obras também estão 50% concluídas. A previsão é de que todas as obras estejam finalizadas no primeiro semestre de 2015. 
 
A ampliação e modernização do SAA:
 
- As obras foram lançadas em 7 de agosto de 2013, fruto de financiamento obtido junto ao Governo Federal, pelo Ministério das Cidades.
- Com a ampliação e modernização, a Comusa passará a captar de 740 litros por segundo para 950 litros por segundo, um aumento de 26% no abastecimento.
- O que é captado atualmente é o suficiente para a população de Novo Hamburgo, porém, desde que a Comusa não pare suas atividades, fazendo com que o sistema precise funcionar 24 horas por dia.
- Com a ampliação da captação, será possível manter os reservatórios permanentemente cheios. Ou seja, a Comusa poderá suspender o bombeamento por algumas horas para fazer manutenções e consertos sem que isso afete a distribuição de água.
- A nova adutora foi projetada para conduzir um volume maior de água do que o previsto inicialmente. A Comusa poderá, futuramente, aumentar ainda mais a captação de 950 para 1,3 mil litros por segundo.
 
Fotos: Ronan Dannenberg
 
Mozar Dietrich dá detalhes da nova EAB que é construída junto ao Rio dos Sinos
 
Nova EAB será três vezes maiores que a atual
 
A ETA também é ampliada com a construção de novo tanque para o tratamento de água
 

Notí­cia em 24/11/2014

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL