Programa Guarde a Chuva na Mostratec 2014

Os principais projetos da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo podem ser conferidos na 29ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). No evento, realizado pela Fundação Liberato anualmente, a autarquia apresenta aos visitantes medidas de sustentabilidade, como por exemplo, a segunda etapa do programa Guarde a Chuva. Trata-se de uma ação que incentiva as pessoas a reservarem água em suas casas. A Mostratec tem a participação de 350 projetos de pesquisa do Brasil e de outros países. O evento teve início na terça-feira, dia 28 de outubro, e segue até a sexta-feira, 31, na Fenac, das 14 às 21 horas. A entrada é gratuita.
 
Uma maquete ilustrando o processo de captação da água da chuva pode ser conferida no estande, além de modelos de cisternas e instruções de como construí-la, tudo ligado ao programa Guarde a Chuva. Para o biólogo Pablo Gonçalves, que atua em uma empresa de consultoria ambiental, é essencial que cada pessoa faça esse tipo de investimento na reservação de água e tenha a consciência que atitudes como essas fazem a diferença. “A maquete mostra que não é tão difícil desenvolver uma maneira de captar a água da chuva. As pessoas conseguem visualizar a ideia e acabam se motivando com a iniciativa”, avaliou Gonçalves. 
 
O espaço conta ainda com amostras das plantas que farão o tratamento de esgoto na cidade, maquete sobre o funcionamento da rede pluvial e cloacal do Município, trabalhos dos servidores do Centro de Controle Operacional (CCO) focados na agilidade nas manobras de registros e na redução do índice de perdas, além de outros atrativos. “Temos muitas ações em andamento e a Mostratec é uma oportunidade de apresentarmos nosso trabalho à população”, ponderou o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich.
 
Fotos: Aline Polesso
 Estande da Comusa na Mostratec traz diversos atrativos
 
 Visitantes registram a maquete do programa Guarde a Chuva
 
 Estudantes conferem a maquete do programa Guarde a Chuva

Notí­cia em 30/10/2014

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL