Seca é tema de debate no Campus 1 da Feevale

Nos dias 23 e 24 de outubro, 400 estudantes da Escola de Aplicação da Feevale tiveram a oportunidade de acompanhar e participar do painel “Seca no Vale do Sinos e Região Metropolitana”. A atividade foi realizada no Salão de Atos do Campus 1 da universidade, com representantes da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, educadores e meteorologistas. A escassez de chuvas e a crise de abastecimento de água em algumas regiões do Brasil foram temas debatidos nos dois dias do evento. 
 
No primeiro dia, o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich, falou sobre a atual situação do Rio dos Sinos e a necessidade de construir grandes barragens para armazenar água em período de cheias. “O Rio dos Sinos é o único manancial para abastecimento na região e é classificado na faixa 4 de qualidade de água, a pior de todas. A água captada para consumo humano, hoje, só atinge índices de potabilidade devido aos altíssimos investimentos no tratamento”, apontou. 
 
O diretor de Relacionamento com o Cliente da autarquia, Silvio Klein, participou do segundo dia do debate e aproveitou a oportunidade para alertar que o consumo per capita é muito alto. “Os dados são preocupantes. A média nacional de consumo de água diária é de 150 litros por pessoa. Podemos reduzir esse índice com a diminuição de consumo. A mudança de comportamento faz a diferença”, salientou.
 
O painel contou ainda com a participação da professora de Gestão Ambiental da Feevale, Daniela Osório, do coordenador climatológico de Campo Bom, Nilson Wolff, do professor de climatologia do Departamento de Geografia da Ufrgs, Francisco Eliseu Aquino, e do biólogo Renzo Reggi.
 
Fotos: Aline Polesso
 
Dietrich explanou sobre a atual situação do Rio dos Sinos
 
Klein alertou para a necessidade de redução do consumo irracional da água
 
Alunos acompanharam o debate e as dicas para diminuição do consumo
 

Notí­cia em 24/10/2014

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL