Obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água avançam

As três frentes que compõem as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) em Novo Hamburgo estão em pleno andamento. No conjunto de melhorias, estão a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), a nova Estação de Captação de Água Bruta (EAB) e a nova adutora que ligará estes dois pontos. O objetivo é que a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo tenha um sistema mais seguro para tratamento e distribuição, garantindo o abastecimento mesmo em períodos críticos, como de cheias e de estiagem. 
 
Com a ampliação do SAA, a Comusa poderá programar serviços de manutenção e garantir segurança no abastecimento à comunidade, graças ao aumento da captação e do tratamento, passando de 740 para 950 litros por segundo de água, um incremento de 26%. Os atuais 750 litros por segundo captados por dia atualmente já são suficientes para abastecer a cidade. Para isso, no entanto, os equipamentos não podem parar de funcionar. “Nosso sistema opera 24 horas por dia, ininterruptamente. Modernizando-o, poderemos suspender o bombeamento por algumas horas, principalmente à noite, para fazer manutenções sem que isso afete a distribuição de água”, destacou o diretor-geral da autarquia, Mozar Dietrich. 
 
Ao todo, as melhorias no SAA reúnem investimentos de R$ 29,3 milhões. A previsão é de que até abril de 2015 as obras estejam concluídas.  
 
Fotos: Aline Polesso
 
Tanque decantador faz parte das obras de ampliação da ETA
 

Instalação da nova adutora de água bruta na Estrada da Integração Leopoldo Petry

Nova EAB na margem do Rio dos Sinos 

Notí­cia em 25/09/2014

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL