Obras da nova adutora de água bruta estão 55% concluídas

As obras da nova Estação de Captação de Água Bruta (EAB) da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, estão em pleno andamento. A implantação da nova adutora está com 55% dos 5,5 km de extensão concluída. As obras estão atualmente na Estrada da Integração Leopoldo Petry. A nova adutora, com diâmetro de 1 metro, permitirá maior vazão da água captada no Rio dos Sinos até a Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Rondônia. 
 
Além da adutora e da nova EAB, as melhorias no SAA ainda consistem na ampliação da ETA, com novos decantadores e outras intervenções. Tudo possibilitará que a Comusa passe a tratar um volume de água maior, passando de 750 para 950 litros por segundo, um incremento de 26%. “Estamos montando um sistema mais seguro e robusto, que garantirá mais segurança ao abastecimento em Novo Hamburgo”, afirma o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich. Ao todo, as melhorias no SAA reúnem investimentos de R$ 29,3 milhões.
 
As obras
- A ampliação do SAA envolve três obras. Uma delas é o aumento da ETA, com novo tanque decantador, além das reformas de um floculador e de oito filtros, entre outros incrementos, para receber maior volume de água.
- O que for captado junto ao Rio dos Sinos será conduzido pela nova adutora de água bruta, com extensão de 5,5 quilômetros e com diâmetro de 1 metro, medidas adequadas para uma vazão de até 1,3 mil litros por segundo. 
- Para melhorar o bombeamento de água, está sendo construído uma nova Estação de Captação de Água Bruta (EAB) junto ao Rio dos Sinos, em Lomba Grande. Ela será três vezes maior que a atual, além de ser mais alta e mais profunda, potencializando o sistema, que poderá captar água mesmo em períodos de cheia ou de forte estiagem.
 
Fotos: Aline Polesso
 
Nova adutora de água bruta é instalada na Estrada da Integração Leopoldo Petry
 
 
Tanque decantador faz parte das obras de ampliação da ETA
 
Nova EAB, que será três vezes maior que a atual captação da Comusa 
 
 
 

Notí­cia em 20/08/2014

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL