Viva a Natureza promoverá a educação ambiental com grande estrutura na Fenac

Imagine um dos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, ambientado como se fosse uma floresta, com árvores, folhas, cachoeira e sons da natureza, onde serão realizadas oficinas, além de atividades lúdicas e culturais. Isso é apenas parte de um grande evento que será realizado de 22 a 26 de abril. Trata-se do Viva a Natureza, promoção da Prefeitura, por meio da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo. A ação proporcionará a cerca de 7 mil pessoas atividades de educação ambiental, como foco na preservação da água. O evento ocorrerá no Pavilhão 1 da Fenac, com entrada pelo portão 9, na Rua Três de Outubro, bairro Ideal.

De 22 a 25, o evento será destinado a estudantes previamente inscritos por escolas públicas, com três sessões diárias, reunindo 1,5 mil jovens por dia. No dia 26, a atividade será aberta à comunidade, onde o ingresso é 1kg de alimento não perecível e com duas sessões, uma às 16h e outra às 20h, tudo mediante reserva, pois a entrada é limitada (confira quadro abaixo). “É um grandioso evento. Proporcionaremos esta atividade que, com certeza, encantará a todos”, salienta o prefeito Luis Lauermann.

Na Fenac, haverá uma estrutura com exposição de fotos, trilha ecológica na floresta fabricada com tecidos, jogos educativos, interação no lago virtual e oficinas de acordo com a idade de todos os participantes. A grande atração do Viva a Natureza é o espetáculo teatral “Filhos da Terra – o Encanto da Cascata”, que recentemente se apresentou em duas sessões em Novo Hamburgo e foi sucesso de público no Teatro Paschoal Carlos Magno. Ao final, todos ganham um kit com materiais educativos e o livro “O Encanto da Cascata”, que inspirou a peça.

“É uma atividade que despertará o sentimento de que todos precisam vivenciar e preservar a natureza. Queremos, cada vez mais, conscientizar as pessoas a cuidar de nossos mananciais e de todo o meio ambiente. O Viva a Natureza será uma experiência única dentro desse propósito”, garante o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich.

O evento faz parte das atividades em comemoração ao 87º aniversário do Município. A realização é da companhia de teatro Luz & Cena e da fundação Proamb. O evento ainda tem o apoio da Fenac, do 6º Batalhão de Comunicações do Exército, do SindMóveis de Bento Gonçalves, da Central Transportes e da Casa Brasil – Design e Negócios.

Como participar?
- O Viva Natureza será realizado em duas sessões no dia 26 de abril, uma às 16h e outra às 20h.
- As entradas são limitadas em 500 participantes por sessão. Os interessados devem confirmar presença pelos telefones 3593-8912 ou 3582-8450.
- O ingresso é um quilo de alimento não-perecível.
- O evento ocorrerá no Pavilhão 1 da Fenac, com entrada pelo portão 9, na Rua Três de Outubro, bairro Ideal.

Foto: Ronan Dannenberg
Espetáculo “Filhos da Terra – O Encanto da Cascata” é parte das atividades do Viva a Natureza

Notí­cia em 21/04/2014