Nova estação de tratamento de esgoto dobra saneamento na cidade

Desde a manhã de quinta-feira, 21 de junho, Novo Hamburgo passou de 2 para 4% de esgoto cloacal tratado. Com investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões, a Prefeitura construiu uma nova rede roletora de esgoto, Estação Elevatória de Esgoto (EBE) e Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) no loteamento Morada dos Eucaliptos, no bairro Canudos. A ETE inicialmente vai tratar seis litros de esgoto por segundo e beneficia diretamente 1,3 mil famílias do bairro. “Estamos dando a nossa contribuição para melhorar o meio ambiente, justamente no momento em que se discute o tema da sustentabilidade no cenário mundial, na Rio + 20. Este investimento é o primeiro passo na concretização de um plano estratégico na área do saneamento, que vai colocar nossa cidade em destaque com relação aos cuidados com o meio ambiente”, salientou Dietrich. Também está funcionando desde o dia 18 de junho, a ETE do loteamento Parque Residencial Novo Hamburgo, no bairro Boa Saúde, que atende outras 250 residências do empreendimento do Minha Casa, Minha Vida.

O diretor da Comusa ressaltou a importância da conquista. “Os moradores desta comunidade passam a ter um serviço que a maioria da população em nossa cidade ainda não tem. O recolhimento e tratamento do esgoto que produzem”, lembrou Dietrich. A obra foi realizada por meio de convênio firmado pela Prefeitura com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A estação foi feita para remover a matéria orgânica e os dejetos do esgoto antes deles chegarem ao Rio dos Sinos. A nova ETE, quando operar em sua capacidade plena terá condições de tratar 20 litros de esgoto por segundo. A estrutura também será aproveitada para tratar o esgoto sanitário da Vila Kipling, onde a Prefeitura irá realizar obras para a regularização fundiária e urbanística.

Obra integra o projeto para tratar 80% do esgoto da cidade

A ETE Morada dos Eucaliptos, entre outras Estações menores, faz parte do investimento de R$ 150 milhões em saneamento e ampliação do tratamento de esgoto de 2 para 80% nos próximos cinco anos. A maior obra de saneamento da história de Novo Hamburgo começou em março de 2011, com a implantação da tubulação interceptora de esgoto na bacia do Arroio Luiz Rau. Somente essa obra, quando pronta, irá tratar 50% do esgoto produzido na cidade. Além dela, será iniciado nos próximos meses o empreendimento para sanear o esgoto do Arroio Pampa, na região leste do município. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida municipal.

Os investimentos

Tratamento de esgoto sanitário da bacia do
Arroio Luiz Rau
Total: R$ 65,6 milhões