Comitiva de Novo Hamburgo é recebida em Madri

A comitiva hamburguense que está na Espanha em busca de novos sistemas de tratamento de esgoto e alternativas que possam ser aplicadas no Município foi recebida pelo vice-governador de Madri, Ignácio Gonzalez. Formado pelo prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, pelo diretor-geral da Comusa – Serviços de Água e Esgoto, Mozar Dietrich, pelo secretário de Meio Ambiente, Ubiratan Hack, e engenheiros da autarquia e da Universidade Feevale, o grupo está na Europa desde o dia 10 de setembro e já conheceu diversas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) que trabalham com a tecnologia de lagoas de junco. Todas as experiências serão reunidas e analisadas para que a cidade possa implantar da melhor e mais econômica maneira o futuro sistema de tratamento. Com ele finalizado, Novo Hamburgo passará a tratar até 80% do esgoto que até então despejado no Rio dos Sinos.

Conforme Tarcísio, a companhia responsável pela água e esgoto de Madri, chamada de Canal de Isabel 2 e da qual Gonzalez também é presidente, já opera com três unidades de tratamento com a tecnologia de juncos. “Com isso, eles conseguem 100% de redução nos custos das substâncias químicas e 80% nos custos de energia elétrica”, descreveu o prefeito. No entanto, o processo funciona em proporções menores do que necessita Novo Hamburgo.

Outra estação de tratamento que o grupo teve a possibilidade de conhecer fica na cidade de Tres Cantos-Ciudalcampo, que atende uma população de 17 mil habitantes com a exigência de 400 metros quadrados de área de terra. “Caso seja possível replicar o sistema em Novo Hamburgo, já teremos área suficiente no bairro Santo Afonso”, descreve Tarcísio. Na quarta-feira, dia 14 de setembro, o grupo visita ainda a experiência de tratamento de esgoto na cidade de La Velles, cidade distante 212 quilômetros de Madri, onde será recebido pelo prefeito da localidade. No dia 15 de setembro os representantes seguem para a Holanda e continuarão a busca de novos sistemas.

Notí­cia em 14/09/2011