Prefeitura e Comusa buscam alternativas para futuro sistema de saneamento

Para buscar alternativas econômicas e sustentáveis para o futuro do tratamento de esgoto de Novo Hamburgo, a Prefeitura e a Comusa – Serviços de Água e Esgoto formaram uma comitiva que embarcará para a Europa no dia 10 de setembro. O prefeito Tarcísio Zimmermann, o secretário de Meio Ambiente, Ubiratan Hack, e o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich, juntamente com engenheiros da autarquia e professores da Universidade Feevale, conhecerão na Espanha e na Holanda sistemas que poderão ser implantados no Município.

A partir da maior obra de saneamento da região, que a Prefeitura iniciou em 2010, Novo Hamburgo passará dos atuais 2% para 80% de esgoto tratado, devolvendo ao Rio dos Sinos uma água mais limpa. O investimento total é de R$ 150 milhões e as intervenções continuam em andamento no Município. “Precisamos, no entanto, definir qual o sistema que vamos implantar. Buscaremos soluções econômicas para a comunidade hamburguense”, descreve Tarcísio.

Alguns dos sistemas que serão visitados foram apresentados no Seminário Sistemas de Tratamento de Esgoto Sanitário e Destinação de Resíduos Sólidos – Alternativas Tecnológicas, que ocorreu em julho na Feevale. Entre eles, o modelo que utiliza lagoas de juncos, onde plantas filtram as impurezas das águas. “A necessidade é de sistemas tecnológicos de menor custo, pois estamos fazendo um grande investimento. Por isso, temos que conhecer melhor essas novas tecnologias e avaliar qual pode ser implantada no Município”, justifica o prefeito.

Estações de Tratamento

O roteiro da comitiva hamburguense prevê essencialmente visitas técnicas em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Conforme o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich, Novo Hamburgo está passando por um período especial na área de saneamento e conhecer essas novas potencialidades será fundamental. “Estamos vivendo um momento histórico na área ambiental. Agora vamos buscar as tecnologias mais modernas e eficientes para o tratamento do esgoto em Novo Hamburgo”, ressalta.

Nos primeiros dias, a comitiva conhecerá seis ETEs, uma empresa de eletricidade e um serviço de Tratamento de Resíduos Sólidos, todos em diferentes cidades da Espanha. Já na Holanda, os representantes de Novo Hamburgo realizarão encontros com professores da Universidade de DELST e engenheiros do Departamento de Esgotos do Governo da Holanda. Nos últimos dois dias da excursão, outras quatro estações de tratamento serão visitadas, além de uma empresa de fabricação de componentes de ETEs e de membranas filtrantes, em Amsterdan.

Roteiro da Comitiva
Espanha
12/9 - Visita à ETE Três Cantos, no município de Rasueros, ETE Cantalpino, no município de Cantalpino, e ETE Pajares de la Lampreana, no município de Pajares de la Lampreana.
13/9 - Visita às ETEs Integrada Rivas Vaciamadrid, ETE Ilhas Laguna Arroyo Butarque e ETE de Ciudalcampo, na região da Comunidade Autônoma (Estado) de Madrid (Grande Madrid). Recepção pelo vice-governador da Comunidade Autônoma (Estado) de Madrid.
14/9 - Visita à empresa de Eletricidade Tallelec SL, à ETE Base de S. Pedro de Colmenar, no município de Colmenar Viejo, e visita ao Serviço de Tratamento de Resíduos de Colmenar Viejo

Holanda
15/9 – Reunião com professores pesquisadores de métodos de tratamento de esgotos, da Universidade de DELST, em Haia. Visita à ETEs na cidade de Blaricum, reunião com engenheiros do departamento de esgotos do Governo da Holanda
16/9 - Visita a quatro ETEs nas cidades de Sneek e Frankener