PROGRAMA REGULARIZAÇÃO DE NICHOS SEM ACESSO
1. O QUE VEM A SER O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO DE NICHOS SEM ACESSO?
É um programa que a COMUSA define um prazo sem custo ao usuário para regularizar a ligação de água, para que o seu nicho (abrigo para o cavalete/ quadro e hidrômetro) esteja em local com acesso externo livre para a leitura mensal e manutenção.
2. O QUE O USUÁRIO DEVE FAZER?
Preparar um novo local com nicho no alinhamento do terreno, nas dimensões e nos moldes previstos no site da COMUSA. Além disto, deve deixar um ramal interno (cano de água), no nicho, para que a COMUSA coloque o seu quadro/cavalete com hidrômetro neste novo local.
3. A MUDANÇA DE POSIÇÃO DO QUADRO TEM CUSTO?
Há duas situações a serem consideradas:
1ª: se a mudança for de até 01 (um) metro para o lado da posição atual – a COMUSA não estará cobrando pela mudança (neste caso o ramal permanece o mesmo).
2ª: se a mudança for superior a 01 (um) metro para o lado – nesse caso, há os custos decorrentes de ligação nova, conforme valores previstos na Tabela de Serviços da COMUSA.
4. SE O USUÁRIO ESTIVER COM DÚVIDA, EM RELAÇÃO AO NICHO, O QUE FAZER?
Basta que ligue para o SAC - 0800 6000 115 que a COMUSA disponibiliza uma equipe de orientação ao usuário, sem custo algum.
5. O USUÁRIO MESMO PODE EXECUTAR A MUDANÇA DO LOCAL DO QUADRO?
Não. O usuário apenas faz o nicho e a espera (cano de água) e somente a COMUSA ou terceiros devidamente autorizados por ela podem intervir no quadro.
6. A COMUSA ESTÁ EMITINDO ALGUM AVISO?
Sim, na própria fatura de água quando não houver acesso para leitura, está saindo o seguinte aviso:
FATURA GERADA PELA MÉDIA
Seu nicho deverá ser padronizado em local externo acessível para leitura e manutenção, sob pena de MULTA e CORTE, caso não seja regularizada a situação em 30 (trinta) dias. Comunique-nos pelo 0800 6000 115 quando o nicho estiver pronto que a Comusa faz a ligação do ramal na nova espera. Detalhe do nicho padrão: Baixar aqui
7. QUAL O VALOR DA MULTA PREVISTA, EM CASO DE NÃO REGULARIZAÇÃO?
Conforme Regulamento, a multa é de R$ 201,93 (duzentos e um reais e noventa e três centavos).
8. A COMUSA EFETUARÁ O CORTE NO ABASTECIMENTO SE A SITUAÇÃO NÃO FOR REGULARIZADA?
Sim. Passados os 30 dias previstos a partir do aviso e não havendo a regularização, a COMUSA executará o corte. O abastecimento só será restabelecido após o nicho encontrar-se em local externo acessível para leitura e manutenção.
9. SE O NICHO ESTIVER PRONTO, O QUE DEVE SER FEITO?
Se o nicho já está pronto e sendo necessária apenas a mudança da posição do quadro, o usuário deve contatar a COMUSA e informar o nicho pronto. Será, então, encaminhada uma equipe para realizar o serviço.
10. E NAS SITUAÇÕES EM QUE SE VERIFICAR A NECESSIDADE DE LIGAÇÃO NOVA COM NOVO RAMAL?
Nesse caso, usuário deve dirigir-se pessoalmente em nossa Central de Atendimento, na rua Joaquim Nabuco n. 1074 para realizar a solicitação.
11. MODELO DO NICHO PADRÃO
Baixar aqui
Notícia em 06/09/2011