Saneamento e saúde são destaque em Novo Hamburgo

Com investimento de R$ 150 milhões em obras de saneamento sendo executados desde março, cujo resultado será 80% do esgoto tratado nos próximos anos, Novo Hamburgo agora também tem a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas do Estado. “Sabemos que saneamento e saúde seguem na mesma direção. Com o tratamento do esgoto e o funcionamento da UPA a população vai ganhar muito em qualidade de vida”, destaca o diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich. A inauguração da UPA foi feita com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do prefeito Tarcísio Zimmermann, entre outras autoridades, em um grande evento junto à Praça Centenário, dia 3 de setembro. Agora, todos os dias, a UPA 24 Horas do bairro Canudos – um investimento de mais de R$ 2,1 milhões – atenderá pacientes que necessitem de serviços de urgência e emergência, com um moderno e amplo atendimento que marca uma jornada de um dos setores prioritários da Administração: a saúde pública.

Para o lançamento, a Prefeitura de Novo Hamburgo montou uma grande estrutura em frente à UPA Canudos. A intitulação de melhor unidade do País não só partiu da infraestrutura de primeira linha e da qualidade dos serviços que serão oferecidos, mas do reconhecimento do ministro Alexandre Padilha ao conferir o novo espaço. “Não é uma inauguração qualquer. Nós estamos abrindo a primeira UPA do Rio Grande do Sul e Novo Hamburgo tem que orgulhar disso. É aqui que se inicia uma nova fase da saúde pública para os gaúchos”, enfatizou o ministro. Padilha elogiou a Administração pela iniciativa e mostrou confiança no trabalho do Município para futuras melhorias. “A abertura da UPA Canudos é um marco de que a esperança do povo em ter melhor acesso à saúde não pode terminar. E essa confiança aumenta quando temos um prefeito como Tarcísio, que coloca a saúde pública em primeiro lugar”, complementou.

Tarcísio agradeceu o apoio do governo federal e especialmente ao ministro para que obras como a UPA e tantas outras, não apenas na área da saúde, pudessem ser realizadas em Novo Hamburgo. “A UPA Canudos simboliza a reconstrução da saúde do Município. Estamos no meio de uma jornada e estou muito feliz de termos chegado até aqui, como tantos investimentos e muitos outros que ainda virão”, destacou o prefeito. Entre as melhorias, Tarcísio lembrou a criação da Fundação de Saúde Pública, as equipes de Saúde da Família, as obras de novas unidades de saúde e também no Hospital Municipal, dentro de tantos outros investimentos.

Após a solenidade, as autoridades se dirigiram para a nova unidade para o desenlace que marcou a abertura da UPA Canudos. Alexandre Padilha e Tarcísio Zimmermann conduziram demais autoridades e a imprensa para conhecerem todos os setores, desde os leitos de observação, passando pela sala de raio-X e também pela emergência. O ministro elogiou cada parte da UPA, não só pelo requinte da obra, mas pelos modernos equipamentos e pela qualidade das equipes. “De todas UPAs que já passei e inaugurei, essa é a melhor do País”, enfatizou. Depois que as autoridades conferiram a estrutura, foi a vez da comunidade conhecer a nova unidade, em visitas guiadas que seguiram até o domingo, dia 4. Desde às 7 horas de segunda-feira, 5 de setembro, a UPA Canudos começou a atender a população, garantido mais saúde para a população hamburguense.

A estrutura

A UPA Canudos terá capacidade para receber até 300 pacientes por dia. Serão quatro médicos que atenderão a população, sendo dois clínicos e dois pediatras. Reforçam os trabalhos uma equipe completa de enfermeiros e técnicos de enfermagem, entre outros servidores, totalizando 117 trabalhadores na nova unidade.

Os serviços serão realizados em 1.254 metros quadrados de área construída. O prédio é dividido em seis zonas: Pronto Atendimento, Apoio Diagnóstico Terapêutico, Observação, Urgência, Apoio Técnico Logístico e Administrativo. A UPA Canudos contará com 12 consultórios e 12 leitos de observação, divididos em adulto masculino (4), adulto feminino (4) e pediátrico (4). A estrutura também compreende a disponibilização de exames de laboratório, raio-X e eletrocardiograma. O prédio ainda contempla o fácil acesso de pessoas com deficiência e a destinação correta dos resíduos hospitalares gerados, por meio de uma central de separação de lixo.

A UPA Canudos estará totalmente integrada com os demais serviços de saúde de Novo Hamburgo. Essa rede será ampliada, com a construção de mais 12 Unidades de Saúde da Família (USF), duas delas já inauguradas e outras quatro em construção. A Administração também tem garantidos recursos para a construção de uma segunda UPA no bairro Centro e prevê a construção de novos Centros de Especialidades, um médico e outro odontológico, além da ampliação e da construção de um novo anexo para o Hospital Municipal

Notí­cia em 30/08/2011