Comusa implanta leitura e emissão simultânea da conta de água

Desde o início desta segunda-feira, 22 de agosto, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo – está operando o sistema de leitura e emissão simultânea das contas de água no Município. A primeira conta impressa no novo formato foi entregue pelo prefeito Tarcísio Zimmermann, acompanhado do diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich, e do diretor de Relacionamento com o Cliente, Silvio Klein, para moradora da Rua Ottawa, no bairro Santo Afonso, Tereza Luz de Borba, 71 anos. Com um computador e impressora portátil o leiturista fez a coleta dos dados do hidrômetro e, no próprio local, na mesma hora, emitiu a fatura. “Pronto, aqui está a conta da senhora do próximo mês, que pelo sistema antigo iria demorar mais setes dias para chegar na sua casa”, explicou o prefeito para a aposentada. Todo o processo ocorreu em menos de um minuto.

A implantação da nova forma de trabalho traz benefícios ao cliente, como por exemplo, constatar e corrigir problemas como o da Rua Ottawa onde na primeira leitura foi identificado que havia duas ligações de água na mesma residência. “A gente pagava duas taxas porque não sabia das duas ligações. Mas daqui para frente vamos cuidar e ter mais tempo a conta em mãos para observar. Ficou muito melhor”, comentou Tereza. Agora o comprovante da fatura é entregue na hora pelo funcionário, que ainda pode responder algumas dúvidas. Já pelo sistema anterior, o funcionário apenas lia os dados e depois voltava ao mesmo endereço para realizar a entrega. Antes a conta de água levava de 6 a 10 dias após a leitura para chegar à casa do cidadão e o funcionário tinha que ir 2 vezes no mesmo local. Com o investimento e modernização do sistema feito pela Comusa, o cliente tem a conta em sua residência em 30 segundos, tempo que o funcionário leva para coletar a leitura e imprimir a fatura.

O serviço também reduzirá o custo com a impressão e mão-de-obra. Além disso, o leiturista passará a desempenhar uma nova função: relacionamento direto com o cliente. Tudo isso visa maior satisfação do cidadão. Outra vantagem é que os clientes podem verificar na hora se há alguma incoerência quanto à leitura de hidrômetros ou se há vazamentos na rede. “Além da série de vantagens ao cliente, o novo sistema vai permitir que os leituristas trabalhem com mais folga para realizar o mesmo serviço”, ressalta Dietrich.

Como funciona e as vantagens do novo sistema

• Com a automação do sistema, o leiturista munido de um coletor eletrônico de dados e uma impressora portátil, executa toda leitura, cálculo, emissão e entrega da conta numa única visita.
• Serão eliminados processos burocráticos, como digitação das planilhas de leitura, com consequente redução de custo, tempo e possíveis erros no lançamento de dados.
• Não será mais necessário ir até a Central de Atendimento para esclarecer dúvidas da fatura, pois os próprios leituristas podem comprovar na hora que a leitura efetuada está coerente com o consumo médio e com o número indicado no relógio do hidrômetro.

Notí­cia em 22/08/2011