Centro de NH recebe mais uma obra de abastecimento

Na manhã desta quarta-feira, 17, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo – iniciou mais uma obra de melhoria no sistema de abastecimento de água que irá beneficiar diretamente cinco mil pessoas na região central da cidade, um investimento de quase R$ 700 mil. O lançamento foi feito pelo prefeito Tarcísio Zimmermann, e pelo diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich, na Rua General Osório. Nesta segunda etapa da troca de redes no Centro serão instalados 8,6 quilômetros de tubos novos em 18 ruas. No final do ano passado a Comusa começou a substituição de 11,15 quilômetros de redes nos bairros Centro e Guarani, cuja conclusão será no final deste mês. A ação faz parte do Programa de Substituição de Redes que já lançou 83,7 quilômetros de redes e adutoras novas na cidade desde 2009.

“O trabalho é muito importante porque acaba com os vazamentos nas ruas e melhora a distribuição de água para a população. Até o momento já investimos em torno de R$ 12 milhões nesta área”, apontou o prefeito durante o lançamento. A obra também irá reduzir de forma significativa o custo de manutenção da Comusa e melhorar o abastecimento de água para a população da região. Outra vantagem da obra é que a tubulação nova está sendo colocada no passeio público, e não mais no rolamento da rua como antigamente. Para poder instalar a rede será necessário abrir em torno de 40 centímetros na calçada. Isso vai ser feito quadra a quadra e, quando concluído, a calçada será deixada da mesma forma como estava. A mudança visa facilitar futuras intervenções para consertos e acabar com o transtorno dos buracos na rua.

A nova rede em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) que está sendo implantada terá vida útil superior a 50 anos. As regiões priorizadas pelo Programa têm alta concentração de tubulações velhas, o que acaba causando muitos rompimentos, interrupções no sistema de abastecimento e desperdício de água tratada. Até o momento 13 regiões da cidade e em torno de 190 mil pessoas já foram atendidas com a iniciativa. O investimento chega a R$ 12 milhões. O objetivo é lançar 120 quilômetros de rede nova até 2012, cujo investimento deve chegar a R$ 18 milhões.

Ruas atendidas: Joaquim Nabuco, Bento Gonçalves, Eng Ignácio Christiano Plangg, Joaquim Pedro Soares, Silveira Martins, João Antônio da Silveira, Almirante Barroso, Marechal Floriano, Santos Pedroso, General Osório, Quintino Bocaiúva, Domingos de Almeida, Júlio de Castilhos, Lucas de Oliveira, Rua das Flores, Campinas, Sarquiz Sarquiz e Nicolau Becker.

Características da obra

- A obra terá duração de 06 meses;
- O investimento total é de R$ 689.561,90
- A substituição será feita quadra a quadra;
- Serão 8,6 quilômetros de rede nova;
- Mais de 5 mil pessoas beneficiadas.

Notí­cia em 17/08/2011